Dicas

As 5 fases até o Bebê sentar sozinho

Publicado em 20.05.2024 |
Visualizações
9.162 visualizações

Hoje vamos conhecer as 5 fases que englobam o desenvolvimento da ação de se sentar para o bebê. Trata-se de um processo de desenvolvimento motor e sensorial, e, que para chegar lá, o bebê deve primeiro aprender a usar sua força e seu equilíbrio.

Reconhecer em qual estágio o bebê está vai permitir oferecer atividades e brincadeiras adequadas para ajudá-lo a progredir. Por exemplo: você sabia que cadeiras de bebê são recomendadas por até 30 minutinhos e não mais do que isso? Pois é, os acessórios verticais ajudam bastante o desenvolvimento inferior do corpinho, mas retardam o superior. Permitir que a criança ponha as mãos no chão e trabalhe o equilíbrio é uma parte importante no seu processo de aprendizagem.

São dicas como essas que ajudam nós, como pais e mães, a sermos melhores e a oferecer ainda mais para nossos filhos. Conheçamos agora as 5 fases que abrangem o desenvolvimento do sentar-se do bebê.

Fases Bebê Sentar

As 5 fases do sentar-se infantil

Antes de mais nada, é importante ressaltar que nos primeiros estágios evolutivos do bebê é importante não passar mais do que alguns minutos por dia nestes exercícios. O tempo de barriga para cima, barriga para baixo e de lado é a principal maneira de seu bebê desenvolver músculos para que no tempo correto consiga se sentar. Estas faixas etárias são guias gerais; cada bebê progride no seu próprio ritmo.

1. Se senta com suporte (3 a 5 meses)

No início, seu bebê precisará de maior apoio para se sentar e, principalmente, manter-se sentado. Coloque-o em seu colo ou no chão à sua frente, com as mãos firmemente em sua caixa torácica.

À medida que seu bebê se torna mais estável, você pode gradualmente oferecer menos suporte: coloque suas mãos um pouco mais abaixo no tronco e segure-o um pouco menos firme. Ofereça uma variedade de brinquedos para ele segurar, colocar na boca e brincar nessa posição sentada com suporte.

2. Sentar apoiado (4 a 6 meses)

Quando seu bebê usa as mãos para se equilibrar, ele está "sentando apoiado". Ofereça brinquedos para ele olhar em vez de agarrar no início, já que ele precisará das duas mãos para se apoiar.

Assim que ele começar a levantar uma mão enquanto está sentado, usando a outra para se equilibrar, dê brinquedos simples de agarrar. Tente escolher itens que possam ser usados com uma mão, como um arco-íris de brinquedo ou uma caixa de tecidos de brinquedo. Você também pode enrolar um travesseiro ao redor da frente dele, incentivando uma posição mais ereta com suporte dos braços.

3. Sentar com balanço (5 a 7 meses)

Nessa etapa, o bebê começa a aprender a se equilibrar sem usar as mãos para se apoiar, o que é fundamental para desenvolver a habilidade de sentar sem suporte. Esse processo de aprendizado envolve muito "balanço" ou instabilidade, onde o bebê balança e tenta se ajustar para não cair. Você precisará supervisioná-lo durante essa etapa, pois ele ainda não desenvolveu instintos protetores contra quedas. Para um progresso mais seguro, você pode sentar-se atrás dele com as pernas em formato de V, usando seus braços e pernas como barreira.

4. Sentar independente (6 a 8 meses)

Quando seu bebê puder sentar-se totalmente sozinho, é hora de novos desafios.

Coloque brinquedos ao redor do bebê, ao alcance dele. Isso o encoraja a virar a cabeça, torcer o tronco e alcançar em diferentes direções enquanto mantém o equilíbrio. Supervisionando de perto, tente suspender brinquedos acima dele para que precise alcançar e agarrá-los. Você também pode colocar brinquedos no chão, ligeiramente fora do alcance. Isso incentiva seu bebê a alcançar com um braço: retornar à posição vertical é uma atividade importante para fortalecer o core.

5. Sentar funcional (7 a 11 meses)

"Sentar funcional" significa que seu bebê pode fazer a transição por conta própria da posição de barriga para baixo ou de engatinhar para sentar — e vice-versa. Ofereça brinquedos, livros e outros itens de brincadeira espalhados pela sala para incentivar a exploração e a prática dessas transições.

Fases Desenvolvimento Sentar Bebê

Conclusão

Acompanhar e apoiar o bebê durante as cinco etapas de aprendizado para sentar é fundamental para seu desenvolvimento motor. Desde sentar com suporte, passando pelo sentar apoiado, o estágio de balanço, até alcançar a independência e, finalmente, o sentar funcional, cada etapa requer paciência e estímulos apropriados para que a criança obtenha sucesso.

Assim, proporcionar um ambiente seguro, usar suportes leves e oferecer brinquedos adequados são estratégias essenciais para ajudar o bebê a fortalecer os músculos e desenvolver o equilíbrio necessário. Com amor e atenção, você pode guiar seu bebê com sucesso através dessas fases, promovendo uma progressão saudável e confiante rumo à autonomia na posição sentada.

E lembre-se, quando o assunto for bebê, aqui na Encanto Enxováis você encontrará de tudo: desde roupinhas até o enxoval completo para decorar e montar o quarto da criança. Conheça nossa loja online e boas compras!

Ofertas Especiais

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.